Mato Grosso
Mais de 600 índios se reúnem em MT para discutir exploração de recursos naturais e agricultura em terras indígenas
Compartilhe:
Lideranças indígenas de 47 etnias do país se reuniram durante a semana no Parque Nacional do Xingu, em São José do Xingu, a 931 km de Cuiabá, para discutir o projeto de lei que autorizaria a exploração de recursos naturais e a agricultura nas terras indígenas.
O encontro, que se encerra nesta sexta-feira (17), foi um convite do cacique Raoni e reuniu mais de 600 índios na aldeia Piaruçu.
Encontro foi a convite do cacique Raoni — Foto: Mayke Toscano/Secom MT
Raoni se tornou uma referência mundial devido às campanhas ambientalistas.
O objetivo da reunião, segundo a organização, é marcar posição, discutir estratégias para proteger a Amazônia e os povos indígenas de ameaças, críticas e de intenções que o presidente Jair Bolsonaro tem declarado.
Reunião deve discutir estratégias para proteger a Amazônia e os povos indígenas de ameaças — Foto: TVCA/Reprodução
De acordo com as lideranças, as áreas protegidas têm sido cada vez mais alvos de invasões de madeireiros e garimpeiros, levando a um aumento no desmatamento e na violência contra índios.
Lideranças indígenas de 47 etnias do país se reuniram no Parque Nacional do Xingu — Foto: TVCA/Reprodução
Nesta sexta-feira, os representantes das etnias que participaram do evento devem apresentar uma carta com os problemas que vêm enfrentando e devem encaminhar para o Congresso Nacional e para o presidente Jair Bolsonaro.
G1